segunda-feira, 11 de junho de 2012

Ensina-me a viver

Harold and Maude (Brasil e Portugal Ensina-me a viver[1]) é um filme estadunidense de 1971 do gênero "Comédia", dirigido por Hal Ashby. O roteiro (publicado como novela em 1971) é de Colin Higgins que incorporou à história muitos elementos de humor negro, existencialismo e drama. A história foi encenada algumas vezes na Broadway e foi adaptada para a TV francesa por Jean-Claude Carrière em 1978.
O filme foi classificado em 45º lugar pelo American Film Institute na lista das cem melhores comédias de todos os tempos. Foi selecionado para preservação pela Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos em 1997.[2] Apesar de não fazer sucesso no lançamento e dividir a crítica da época, com o tempo o filme viria a se tornar bastante cultuado.[3]
Filmado na área da baía em São Francisco
Elenco
  • Ruth Gordon...Dame Marjorie “Maude” Chardin, uma mulher de 79 anos de espírito livre. Ela cresceu na Europa e ali se casou. Pelos números marcados em seu braço, sabe-se que ela esteve em um campo de concentração nazista.
  • Bud Cort...Harold Chasen, um garoto de 20 anos, rico e obcecado com a morte. Ele dirige um carro funerário e vai a cerimônias fúnebres de estranhos. Quando encontra Maude, ele se apaixona pela primeira vez.
  • Vivian Pickles...Senhora Chasen, a mãe milionária de Harold, é controladora, esnobe e incapaz de demonstrar afeição. Ela substitui o carro funerário de Harold por um Jaguar, mas ele imediatamente corta e pinta o carro, transformando-o em um novo veículo fúnebre. Ela contrata várias mulheres para namorarem com Harold.
  • Cyril Cusack...Glaucus, um escultor que faz uma estátua de gelo de Maude.
  • Charles Tyner...General Victor Ball, tio de Harold que perdeu um braço na guerra. Ele tenta convencer o jovem a se alistar no Exército.
  • Eric Christmas...padre que tem seu carro roubado por Maude. Ele também é visto aconselhando de forma cômica (embora não tenha essa intenção) Harold a não se casar com Maude.
  • G. Wood...o psiquiatra freudiano que entende que as pessoas desejem se casar com a "mãe" mas estranha a compulsão de Harold de casar com o que seria a sua "avó" (Maude).
  • Judy Engles...Candy Gulf, primeiro encontro de Harold.
  • Shari Summers...Edith Phern, o segundo encontro de Harold.
  • Ellen Geer...Sunshine Doré, uma atriz, o terceiro encontro de Harold.
  • Tom Skerritt (creditado como "M. Borman")...guarda rodoviário

  

Sinopse

Harold Chasen é um jovem obcecado com a morte. Ele constantemente prepara falsos suicídios, assiste enterros de estranhos e dirige um carro funerário.
Nas cerimônias que assiste, ele acaba chamando a atenção de Maude, uma mulher de 79 anos de idade e que possui o mesmo gosto por enterros que Harold. Maude se torna uma companhia constante do rapaz que se apaixona por ela e pelo seu modo de vida entusiasmado e despreocupado. Enquanto isso, a mãe de Harold tenta arrumar namoradas para ele e seu tio quer que se aliste no exército. Mas Harold pensa apenas em se casar com Maude.

 As "mortes" de Harold

Harold conta a Maude como ele já "morrera algumas vezes". Ele descreve um acidente que sofrera na escola, quando misturava elementos químicos no laboratório. Houve uma explosão, incêndio e desabamento mas Harold conseguiu escapar com vida e voltar para casa. Enquanto estava em seu quarto, viu quando dois policiais contaram a sua mãe sobre o incêndio e que ele havia morrido. A mulher desmaia e cai nos braços dos policiais. Nessa parte, Harold chora e entre lágrimas diz que "decidiu que estava melhor morto" ("I decided then I enjoyed being dead)".
Durante o filme, Harold aparece morto cerca de oito vezes (embora ele tenha contado ao psiquiatra que simulara sua morte por volta de 15 vezes):
  1. Enforcado na cena de abertura: Harold se pendura numa corda enquanto sua mãe fala ao telefone. Ela o repreende e continua a conversação.
  2. Degolado: Sua mãe o encontra com a garganta cortada no banheiro, com sangue espalhado por toda a parede e espelhos. Ela se irrita e o manda para o psiquiatra.
  3. Afogado na piscina: Harold flutua com o rosto virado para a água, vestido, e não se move enquanto sua mãe passa nadando por ele. A câmera o mostra por baixo e não se notam aparelhos para respiração.
  4. Tiro na cabeça: Enquanto sua mãe preenche um questionário para um serviço de encontros (respondendo de acordo com suas próprias preferências e não as do rapaz), Harold aponta um revólver para ela. Como a mãe não o nota, ele vira a arma contra a própria cabeça e atira. Sua mãe apenas diz "Harold!Por favor!" e continua com o questionário.
  5. Fogo: Durante o primeiro encontro, Harold coloca fogo em si mesmo enquanto a garota o vê aterrorizada pela janela.
  6. Mão cortada: A segunda garota fica assustada quando Harold pega uma machadinha e corta o que seria sua própria mão, obviamente falsa. Sua mãe tenta mandá-lo para o Exército.
  7. Seppuku: Quando conhece a terceira garota, Harold pega um punhal cerimonial e simula um suicídio ritual samurai. A garota, que era atriz, percebe a encenação e recita uma linha de Romeu e Julieta, interpretando um suicídio com o punhal e sujando Harold com o sangue da mão dela, que cortara para testar a mola da falsa arma. Enquanto ela está caída e Harold olha para ela sujo de sangue, sua mãe entra na sala e declara indignada "Harold! Essa foi a última garota!".
  8. Carro: Abalado com a morte de Maude, Harold dirige seu carro até um precipício em alta velocidade. O carro se destroça com a queda, mas Harold não estava mais nele.

 Música

A trilha sonora é de Cat Stevens, que canta duas canções especialmente compostas para o filme: “Don’t Be Shy” e “If You Want to Sing Out, Sing Out”. Foram lançadas em disco apenas em 1984 na compilação Footsteps in the Dark. O primeiro álbum oficial do filme foi lançado em dezembro de 2007,[4] pela Vinyl Films Records, edição limitada de 2.500 cópias.
Musicas adicionais no filme são Greensleeves e Concerto para Piano nº. 1 de Tchaikovsky. Uma marcha de John Philip Sousa também é ouvida durante um funeral.

FONTE:http://pt.wikipedia.org/wiki/Harold_and_Maude



Nenhum comentário:

Postar um comentário