quarta-feira, 27 de junho de 2012

Saramandaia

Saramandaia foi uma telenovela de Dias Gomes, exibida na Rede Globo às 22h, de 3 de maio a 31 de dezembro de 1976, tendo 160 capítulos. Foi dirigida por Walter Avancini, Roberto Talma e Gonzaga Blota
Os habitantes do fictício vilarejo baiano de Bole-Bole, localizado na zona canavieira, estão mobilizados em torno de um plebiscito para a troca do nome da cidade para Saramandaia. Duas facções promovem uma intensa campanha. O coronel Zico Rosado lidera os “tradicionalistas”, usando justificativas históricas para a conservação do nome original. Já o prefeito Lua Viana e seu irmão João Gibão lideram os “mudancistas”, alegando vergonha do nome Bole-bole, relacionado a uma aventura local de D. Pedro I[1].
Em meio ao conflito pela troca de nome, é apresentado um painel de tipos exóticos: o coronel Zico Rosado põe formigas pelo nariz; Dona Redonda explode de tanto comer; a sensual Marcina provoca incêndios com o calor do corpo; o professor Aristóbulo Camargo se transforma em lobisomem nas madrugadas de sexta-feira, e seu Cazuza ameaça cuspir o coração toda vez que se emociona[1].
O pacato João Gibão merece especial destaque em Saramandaia. Sob a aparente corcunda, ele esconde, na realidade, um par de belas asas.No decorrer da novela, ele acaba se apaixonando por Zélia, esposa submissa ao marido Tenório. Numa das cenas mais emblemáticas da história da teledramaturgia brasileira, ele se lança ao vôo. Aquela era a metáfora usada por Dias Gomes para falar de liberdade, em meio à dura repressão do regime militar[1].

FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Saramandaia

Nenhum comentário:

Postar um comentário