sábado, 30 de junho de 2012

História da tv brasileira - década de 60


Os anos 1960 foram um período de inovação na TV, numa época de mudanças nos costumes com a revolução sexual, revoltas estudantis (maio de 1968), e conquista da Lua.
Com a evolução técnica das emissoras, o videotape chega finalmente às emissoras brasileiras em 1960, trazido pelo humorista Chico Anysio, permitindo que os erros ao vivo fossem previamente corrigidos, que um programa pudesse ser gravado num horário diferente do horário de sua exibição, e ainda que o mesmo programa pudesse ser reprisado diversas vezes.
O videotape (VT) permitiu a inauguração no país de mais 27 novas emissoras, com 80% da programação exibindo em VT as produções realizadas no eixo Rio-São Paulo.
As primeiras transmissões de televisão via satélite no Brasil ocorreram em 1965. Nesse mesmo ano, em 26 de abril, entrava no ar a TV Globo do Rio de Janeiro, que mais tarde formaria a Rede Globo. Em 1967, a TV Bandeirantes de São Paulo começava as suas transmissões.
Surge em 1960 a TV Excelsior de São Paulo, que viria revolucionar os padrões então existentes. A emissora introduziu uma filosofia de programação visando à industrialização de seus produtos televisivos e à valorização do profissional da área. O foco principal era a produção de telenovelas.

Fachada atual do Teatro Record, em São Paulo.
TV Cultura é inaugurada em setembro de 1960, pelos Diários Associados.
Em 1963, a TV Excelsior nacionalizou a programação do horário nobre, até então dominado por seriados estrangeiros. O horário foi ocupado com a novela diária "2-5499 Ocupado", produzida pela própria Excelsior. A emissora foi também pioneira na implantação no país datransmissão em rede, ou seja, simultaneamente para várias cidades.[4]
Na década de 1960, a TV Tupi fez sucesso com algumas novelas, entre elas o drama cubano "O Direito de Nascer", que bateu recordes deaudiência.
Em 1968, a novela "Beto Rockfeller", de Bráulio Pedroso e Cassiano Gabus Mendes, exibida pela TV Tupi, inovou a estrutura narrativa, apresentando a figura do "anti-herói". A partir daí, as novelas passaram a abordar temas urbanos, suburbanos ou regionais que pudessem ter aceitação nacional.
Paralelamente, um espaço abriu-se na TV Tupi para projetos experimentais, através de programas como MóbilePoder Jovem eColagem, que buscavam encontrar o real significado artístico da linguagem da televisão.
O programa "Família Trapo", um dos mais famosos programas de humor da TV Record, era transmitido ao vivo direto do Teatro Recordem São Paulo, com a presença do público e duas horas de duração. Este formato do programa "Família Trapo" serviu de inspiração mais tarde para o programa "Sai de Baixo", da Rede Globo, nos anos 1990.
A TV em cores no Brasil começa em 1962, quando a TV Excelsior de São Paulo transmite no Sistema NTSC o programa Moacyr Franco Show. Em 1963 a TV Tupi de São Paulo também experimenta a transmissão em cores e começa a transmitir o seriadoBonanza nas noites de sábado, também em NTSC. Mas o sistema não vingou, pois todas os receptores coloridos eram importados e custavam muito caro. As transmissões de TV em cores, no Brasil, só começariam efetivamente nove anos depois.
Em 1969, a TV Cultura é vendida à Fundação Padre Anchieta, sendo refundada no dia 15 de Junho, como uma emissora de televisão pública.

Nenhum comentário:

Postar um comentário