quinta-feira, 28 de junho de 2012

Gerson King Combo

Gerson "King" Combo é um músico brasileiro, um dos ícones da soul music no país, onde é conhecido pela alcunha de "James Brown brasileiro".

Gerson nasceu na cidade do Rio de JaneiroRJBrasil, iniciou na carreira artística fazendo dublagem , no famoso programa "Hoje é Dia de Rock" apresentado por "Jair de Taumaturgo", em seguida seu irmão Getúlio Cortes (autor de "Negro Gato", um sucesso na voz de Roberto Carlos)[8] o levou para dançar no programa Jovem Guarda, apresentado por nada menos que o próprio Roberto.
Influenciado pela música negra, Gerson cantou nas bandas de Erlon Chaves eWilson Simonal, da banda Fórmula 7[9] e fez parte do embrião da Banda Black Rio[8].
Em carreira solo adotou o nome Gerson King Combo (alusão a uma banda de soul music chamada King Curtis Combo). Seu estilo "James Brown" causou sensação e foi aclamado o rei dos bailes blacks cariocas, em 1969 gravou o álbum "Gerson Combo Brazilian Soul" com versões para clássicos da música brasileira como Asa Branca de Luiz Gonzaga[10], porém seus maiores sucessos foram lançados em meados da década de 1970 "Mandamentos Black, "Jingle Black" e "o Rei Morreu", e seu último sucesso gravado foi em 1984, o compacto "Melô do Mão Branca".[11] Com a queda do movimento Black dos anos 1980 no cenário musical, Combo ficou no ostracismo. Retornou nos anos 1990 fazendo alguns shows e gravando o disco "Mensageiro da paz".
Segundo Gerson, seu interesse pela black music por influência do irmão Getúlio, o pai dos dois não queria que os filhos fizessem amizade com pessoas ligadas ao samba, já que o ritmo era marginalizado na época[4].
Mesmo tendo regravado clássicos da música brasileira, Gerson é adepto de fusões rítimcas como o Samba funk ou o Samba rock[2], presente na obra de outros artistas brasileiro de soul como Tim Maia[12].
Em 2010, Gerson King Combo foi tema do documentário "Viva Black Music"[7

Nenhum comentário:

Postar um comentário