domingo, 8 de julho de 2012

Walter Franco


Walter Rosciano Franco (São Paulo6 de janeiro de 1945) é um cantor e compositor paulistano.
Não chegou a participar de nenhum movimento cultural musical, como Bossa Nova ou tropicalismo, mas sempre esteve na vanguarda, em vários momentos.
Já era parte da Vanguarda Paulista, antes mesmo da expressão ser cunhada pela geração de Arrigo Barnabé e Itamar Assumpção. Trabalhou com arranjadores como Rogério Duprat e Júlio Medaglia, e teve a letra da música Cabeça traduzida para o inglês porAugusto de Campos. Seu álbum mais aclamado pela crítica é Revolver[1], de 1975.
Apesar de não ter o nome difundido, o compositor tem pelo menos três músicas razoavelmente conhecidas: a própria "Cabeça", "Seja feita a vontade do povo" e "Vela aberta", sendo a última executada esparsamente em programas radiofônicos de flash-back de MPB.
Outro sucesso de Walter Franco é Serra do Luar, com um refrão marcante: "Viver é afinar o instrumento / De dentro prá fora / De fora prá dentro".
Walter Franco já foi regravado por cantores como Leila Pinheiro e Oswaldo Montenegro. Bandas de Rock, como Ira! e Camisa de Vênus também regravaram músicas do compositor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário