terça-feira, 17 de julho de 2012

O Carteiro e o Poeta


Il Postino (O Carteiro e o Poeta (título no Brasil) ou O Carteiro de Pablo Neruda(título em Portugal)) é um filme dirigido por Michael Radford sobre a amizade entre o poetachileno Pablo Neruda e um humilde carteiro que deseja aprender a fazer poesia.
Baseado no livro Ardiente Paciencia de Antonio Skármeta. O roteiro foi adaptado porAnna Pavignano, Michael Radford, Furio ScarpelliGiacomo Scarpelli e Massimo Troisique também interpretou o carteiro. Uma primeira versão do roteiro, feita por Troisi já havia sido realizada em 1983. O livro e a primeira versão do roteiro se passavam no Chile, por volta de 1970, quando Neruda vivia em Isla Negra. Na versão mostrada em Il Postino, a história se passa na Itália nos anos 50.
Por razões políticas o poeta Pablo Neruda se exila em uma ilha na Itália. Lá, um desempregado quase analfabeto é contratado como "carteiro" extra, encarregado de cuidar da correspondência do poeta. Gradativamente se forma uma sólida amizade entre os dois. O carteiro Mario, aos poucos, aprende a escrever seus sentimentos por Beatrice, e Neruda ganha, em troca, um ouvinte compreensivo para suas lembranças saudosas do Chile.

Nenhum comentário:

Postar um comentário