domingo, 8 de julho de 2012

O Artista


The Artist (conhecido no Brasil e em Portugal como O Artista) é um filme mudo com produção francesa e belga[2] de 2011, do gênero Comédia romântica [3][4] e Drama, e que conta a história de um ator em declínio e uma atriz em ascensão enquanto ocinema mudo sai de moda, sendo substituído pelo cinema falado e se passa emHollywood entre os anos 1927 e 1932. O filme foi dirigido por Michel Hazanavicius, com um elenco composto por Jean DujardinBérénice BejoJames CromwellMissi PylePenelope Ann Miller e John Goodman.
O filme estreou no dia 15 de maio de 2011 em competição no Festival de Cannes. O diretor Michel Hazanavicius sempre fantasiou em fazer um filme mudo durante muitos anos porque muitos dos cineastas que ele admira vieram dessa era, e por causa da natureza predominante da imagem no formato. De acordo com o diretor, seu desejo de fazer um filme mudo não foi recebido de forma séria inicialmente, porém depois do sucesso de OSS 117: Le Caire nid d'espions e OSS 117 : Rio ne répond plus, produtores começaram a expressar interesse. A versão francesa do filme foi regularmente lançada em 12 de outubro de 2011 através da Warner Bros França. AWeinstein Company comprou os direitos de distribuição para os Estados Unidos,Reino Unido e Austrália. O filme foi lançado no Brasil em 10 de fevereiro de 2012.
The Artist foi aclamado pela crítica mundial, e venceu o prêmio de Melhor Ator no Festival de Cannes, onde o filme estreou. Recebeu seis indicações ao Globo de Ouro, e venceu em três categorias, Melhor Filme - Comédia ou MusicalMelhor Trilha Sonora e Melhor Ator - Comédia ou Musical (Jean Dujardin). Em janeiro de 2012, o filme foi nomeado para doze BAFTA[5] e dez Oscar tendo ganho cinco, incluindoMelhor FilmeMelhor Diretor e Melhor Ator para Jean Dujardin. Foi o primeiro filme mudo a ganhar o Oscar de Melhor Filme desde Asas em 1929, o primeiro filme apresentado na proporção de 4:3 para ganhar o Oscar de Melhor Filme desde deMarty em 1955, e a primeira comédia a ganhar o Oscar de Melhor Filme desdeShakespeare in Love em 1998.[carece de fontes]A história se passa em Hollywood entre os anos 1927 e 1932, se focando em um ator em declínio e uma atriz em ascensão enquanto o cinema mudo sai de moda, sendo substituído pelo cinema falado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário