domingo, 27 de maio de 2012

Apocalipse Now

Em plena Guerra do Vietnam, por volta de 1969, um alto comando do exército americano designa o capitão Willard para matar o coronel Kurtz este que tinha enlouquecido chegando a assassinar inocentes no interior da selva do Camboja. Subindo o rio num barco de patrulha e escoltado por quatro soldados, Willard depara-se com situações inacreditáveis e absurdas geradas pela guerra enquanto
examina os documentos a respeito do coronel. Ao chegar ao seu destino, percebe que os nativos adoram Kurtz como a um Deus e terá de decidir se cumpre ou não a sua missão.” (Sinopse retirada do site wikipedia)
Foi em 1979, que Francis Ford Coppola, um diretor já consagrado na época lança o filme que iria ficar para a história. Apocalipse Now, testou até onde a sanidade de Coppola agüentaria após tumultuosos contratempos como o enfarte do protagonista, furacões e outros incontáveis problemas que surgiram. No entanto nada disso fez com que o filme não se tornasse uma tremenda obra cinematográfica que é assistida até os dias de hoje.
Baseado na obra Heart of Darkness, de Joseph Conrad,  Apocalipse Now é visto como a maior crítica ante-guerra feita em filme dos últimos tempos. Porém não é somente sobre a banalidade da guerra que Coppola retrata, é uma profunda reflexão sobre a estreita ligação que divide o nosso lado racional e irracional, o que nos faz analisar sobre o ser humano e seus limites.
Coppola e o roteirista John Milius, ao exigir tanta reflexão e analises ao telespectador, optaram, inteligentemente, por fazer um filme de questionamentos e não de respostas. Com isso, o espectador após 3 horas intensas de filme, poderá definir suas idéias com suas próprias
percepções sobre o filme. Coppola não exige que todas as pessoas saiam do cinema com os mesmos pensamentos, ele dá a base necessária para que cada um formule opniões, e com isso, conheça-se a si mesmo.
Uma das cenas mais marcantes do filme, e uma das primeiras a ser projetada, é a cena em que vários helicópteros começam a surgir no céu enquanto a floresta é destruída ao som de The End do grupo The Doors, sinalizando qual percurso o filme levará.

FONTE:http://artenomundo.wordpress.com/2010/11/29/apocalipse-now-1979/

Nenhum comentário:

Postar um comentário