quarta-feira, 18 de julho de 2012

O Iluminado


The Shining (O Iluminado, no Brasil, e Shining, em Portugal) é um filmeestadunidense de 1980, baseado no livro homônimo de Stephen King. O filme foi dirigido por Stanley Kubrick e estrelado por Jack Nicholson.
É tido por muitos como o segundo melhor filme de Kubrick, e junto com 2001: A Space Odissey (br: 2001: Uma Odisséia no Espaço) e A Clockwork Orange (br:Laranja Mecânica), um dos mais populares.
Passa-se no contexto de uma família isolada em um hotel, do qual tomam conta, cujo pai, escritor, sofre da antes introduzida Síndrome da Cabana, que ocorre quando pessoas vivendo muito tempo enclausuradas se rebelam umas contra outras.
O filho do casal tem uma "iluminação" que o torna capaz de prever e rever acontecimentos e é provido de uma inteligência incomum para sua idade.
O filme aborda assuntos como reencarnação, predestinação e previsão do futuro, obra que caracteriza otimamente a criatividade do seu diretor, refletida em cenas mundialmente conhecidas, mesmo sem saber se referentes ao filme.
A cena em que aparecem as irmãs (8 e 10 anos) assassinadas foi considerada uma das cenas mais aterrorizantes da história do cinema. Jack Nicholson afirmou que nunca mais conseguiu livrar-se dos trejeitos do personagem.
O Clipe da música The Kill da banda 30 Seconds to Mars, e o clipe da música Spit it Out da banda Slipknot são inspirados no filme .[c


Nenhum comentário:

Postar um comentário