quinta-feira, 12 de julho de 2012

New Order


New Order é uma banda inglesa de Rock e Música Eletrônica formada em Manchesterno ano de 1980 por Bernard Sumner (vocais, guitarra e sintetizadores), Peter Hook(baixo e sintetizadores) e Stephen Morris (bateria, bateria eletrônica e sintetizadores). New Order foi formado pelos membros remanescentes do grupo Joy Division, após o suicídio do vocalista Ian Curtis, com a adição de tecladista/guitarrista Gillian Gilbert.
Embora as primeiras gravações do New Order soam muito parecidas com o Joy Division, em 1981 com o single "Everything's Gone Green", a banda desenvolveu sua sonoridade característica, que é descrita como uma síntese equilibrada entre pós-punk e experimentalismo com dance music eletrônica. O New Order é uma das bandas pioneiras da dance music eletrônica e foi a primeira banda a unir esse estilo musical com o rock, assim criando um novo estilo musical, que é conhecido como Dance Rock.[1]
A banda ja vendeu mais de 20 milhões de álbuns. Seu maior hit, Blue Monday, é osingle de 12 polegadas mais vendido de todos os tempos, tendo vendido mais de 3 milhões de cópias[2]. Tanto por sua música quanto por sua própria casa noturna inaugurada em 1982, The Haçienda, o New Order é um dos nomes mais influentes e revolucionários de todos os tempos no rock e na música eletrônica.
Em 2005, o New Order ganhou o prêmio 'Godlike Genius' (pelo conjunto da obra) daNME Awards e foi incluído junto ao Joy Division no UK Music Hall of Fame. Inúmeros artistas admitem terem muita influência de New Order, como por exemplo: Pet Shop BoysMobyChemical BrothersSmashing PumpkinsStone RosesHappy Mondays,Massive AttackKylie MinoguePrimal Scream e The Killers[3].
O New Order entrou em hiato entre 1993 e 1998, período o qual os membros participaram de vários projetos paralelos. A banda se reuniu em 1998, e em 2001 lançouGet Ready, seu primeiro álbum em oito anos. Em 2001, Phil Cunningham (guitarra, sintetizadores) substituiu Gilbert, que havia abandonado o grupo devido a compromissos familiares. Em 2007, Peter Hook deixou a banda devido a desentendimentos com Bernard e Stephen, assim o New Order novamente entrou em hiato. Em 2011 a banda retornou a ativa, com Gilbert de volta e Tom Chapman substituindo Hook no baixo

Nenhum comentário:

Postar um comentário