segunda-feira, 9 de julho de 2012

Nascido para Matar


Nascido para Matar (no originalFull Metal Jacket) é um filme estadunidense de1987, do gênero drama de guerra, dirigido por Stanley Kubrick. O roteiro é baseado em romance de Gustav HasfordThe Short Timers.
É considerado um dos grandes filmes sobre a guerra do Vietnã, junto com Platoon eApocalypse Now e um dos melhores filmes do cinema da década de 1980, com uma posição que pode ser interpretada como sendo anti-guerra.
Foi o penúltimo filme de Stanley Kubrick, e denota uma das marcas mais características desse diretor - o tema da desumanização. Aqui, ela é vista nosfuzileiros navais estadunidenses, que enlouquecem no rígido treinamento físico que recebem e também no campo de batalha.
O título original - Full Metal Jacket - é inspirado num tipo de munição militar, em que o projétil de chumbo é "encamisado" por uma liga metálica mais resistente.
O filme basicamente pode ser dividido em duas partes bastante diferentes, ambas narradas desde o ponto de vista do soldado Joker (recruta graçola/gaiato no português), chamado assim pelos companheiros pelo estilo sarcástico de humor – seu nome jamais é confirmado durante o filme. Contudo, próximos aos 21 minutos do filme, quando o recruta Gaiato está ensinando o recruta Pyle (Lawrence) a transpor um obstaculo, subindo de um lado e descendo do outro, está escrito nas costas de suas camisetas: do recruta Pyle Lawrence e do recruta Gaiato seu nome Davis.
A primeira metade mostra o ingresso de jovens americanos na Academia dos Fuzileiros Navais, em preparação para serem enviados à guerra do Vietnam. Lá, eles passam para a tutela do sargento Hartmann, um militar linha-dura que exige que seus comandados estejam no seu primor físico e que carrega um forte orgulho de ser um fuzileiro. Entretanto, um dos novatos, Leonard Lawrence (batizado pelo Sargento Hartman como Recruta Pyle), claramente não está apto para o serviço militar, devido ao seu elevado peso e ao seu comportamento desajeitado. Lawrence comete erros constantemente nos treinos, a ponto de enervar seu instrutor e seus companheiros. Certa noite, estes decidem vingar-se e golpeiam fortemente o soldado para que este se dedique mais aos exercícios. A partir daí, Lawrence passa de um soldado medíocre a uma verdadeira máquina de guerra, ao mesmo tempo em que desenvolve uma personalidade psicopata, a ser exteriorizada no final desta primeira parte numa cena memorável ocorrida na latrina do quartel, onde Pyle executa o Sargento Hartman com seu fuzil e depois comete suicídio, em frente a um perplexo recruta Joker.
Na segunda parte do filme, vemos o soldado Joker já no Vietnam, trabalhando para o jornal do exército americano (Stars and Stripes). Ele tenta trabalhar com os artigos jornalísticos de um modo a retratar a realidade como ela se apresenta para seus leitores. Entretanto, durante a ofensiva Norte Vietnamita do Tet, Joker tem a oportunidade de estar em um combate, ao reencontrar seu antigo amigo, o soldado Cowboy. Ele junta-se a um destacamento que se envolve directamente nos combates na cidade de Hue. Durante esta parte do filme, são vistos algumas opiniões dos soldados sobre o envolvimento dos Estados Unidos na guerra, bem como o tratamento que os militares davam aos nativos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário